8Ps do Marketing Digital – O Guia Prático e Rápido

Se você tem interesse em vender mais pela internet, seja um empreendedor digital, um profissional autônomo, ou um pequeno/médio empresário, hoje eu vou te mostrar o Método 8Ps, uma das metodologias mais famosas de Marketing Digital do país.

O Conrado Adolpho é o autor do livro “Os 8Ps do Marketing Digital”, o qual ficou entre os mais vendidos de Marketing do país. Assista agora esse resumo com as melhores dicas para você aplicar no seu negócio:

Download gratuito do ebook Método 8Ps – Guia prático de aplicação rápida

Resumo

1 P – Pesquisa

Antes de mais nada você precisa entender o seu consumidor: seu cliente ideal; Problemas; Transformações tangíveis; Objeções; Onde ele está; Competidores.

2 P – Planejamento

Para fazer o planejamento você tem que entender o que é a Jornada do Consumidor.

Acontece que a grande maioria das empresas tentam vender direto para as pessoas e muitas vezes isso não funciona, porque a compra não é um evento, e sim um processo.

Então, no método 8Ps você vai mandar conteúdos de qualificação para essas pessoas. O objetivo desses conteúdos é justamente agregar valor ao seu produto/serviço.

As pessoas irão passa pelo processo: Conhecer, gostar, confiar, comprar.

3 P – Produção

Nesse passo você vai colocar a mão na massa e construir toda a estrutura para você executar o planejamento anterior.

Crie a plataforma onde você vai publicar os conteúdos, como blog, Youtube, fan page. Também desenvolva a sua página de captura, sistema de e-mails e a página de vendas com a sua oferta.

4 P – Publicação

Um dos passos mais importantes e que poucas empresas usam (o que é ótimo para você): publicação de conteúdo de qualidade.

Os conteúdos possuem 3 objetivos:

  • Matar objeções
  • Valorizar o seu produto
  • Converter em vendas.

5 P – Promoção

Esse é o passo onde você vai promover o seu negócio para o mundo. A grande diferença é que o Conrado fala que anúncio não foi feito para vender.

O anúncio ele é feito para atrair apenas as pessoas interessadas para a sua zona de engajamento, que é onde você vai começar a qualificá-lo até a compra.

Aqui ele também fala um pouco sobre alguns conceitos de tráfego e sobre algumas alternativas para você anunciar, como o Facebook ads, Google Adwords, Taboola, Outbrain e Afiliados.

6 P – Propagação

Propagação do seu produto/serviço pelo consumidor.

Hoje em dia, com as redes sociais, os consumidores tem um forte poder de propagação, que pode ser extremamente benéfico para você, ou muito ruim.

O conceito mais importante é o de satisfação: Expectativa vs Realidade.

Sempre entregue mais do que o esperado pelo seu consumidor. Dessa forma ele ficará muito satisfeito e divulgará o seu nome.

7 P – Personalização

Aqui nesse ponto, algumas pessoas do seu mercado irão começar a conversar com a sua empresa com várias dúvidas.

Nesse passo é importante que você responda todas as dúvidas, porque são objeções para comprar.

8 P – Precisão

Uma das grandes vantagens do Marketing Online é a mensuração. Você consegue medir praticamente tudo e isso é extremamente importante.

Por que?

  • Você consegue identificar qual parte do funil não está funcionando e corrigir
  • Você consegue otimizar cada vez mais o funil e, consequentemente, as suas vendas
  • Otimizar os seus investimentos
  • A partir de todos os dados você consegue analisar todos os 8 Ps anteriores e verificar o que está dando certo e o que poderia ser melhor. E, então, refazer o ciclo

Dica de Ouro

A melhor dica do ebook é o conceito de Valor vs Preço.

Você tem que aumentar o valor percebido para que a venda aconteça. Ao invés de baixar o seu preço toda hora, eduque os seus prospectos para que eles vejam mais valor no seu produto e finalizem a compra.

Pontos positivos

  • Bastante rápido e prático
  • Conhecimento de alta qualidade sobre mkt digital para pequenas empresas e profissionais autônomos
  • Preço (é gratuito)
  • Método bastante claro para você seguir

Pontos negativos

  • Tem alguns errinhos de digitação
  • Arquivo em PDF
  • Ele te encaminha para vender a escola digital 8Ps, o que pode ser considerado irritante e “vendedor” por algumas pessoas

Conclusões finais

Como eu falei, algumas pessoas podem achar meio mala ele te encaminhar para o produto online. Eu não vejo nenhum problema, porque ele não está obrigando ninguém, e também porque ele está gerando muito valor gratuitamente.

Então a minha conclusão é que vale bastante a pena ler!

O Conrado é quase que um filósofo do Marketing Digital (quem conhece sabe, haha) de tanto conhecimento que ele tem.  Então se você tem uma empresa pequena, ou pensa em abrir uma; ou se você é um profissional autônomo; ou ainda um profissional de Marketing, eu recomendo fortemente esse livro.

Você vai aprender muito sobre como iniciar e/ou alavancar negócios através da internet.

 

O que você achou? Qual a sua opinião? Deixe o seu comentário abaixo, ele é muito importante para nós!!

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Grande abraço!!
Fábio Escanfella