O MAIOR Ativo de um Empreendedor Digital

Esse é um ponto realmente fundamental, e sem ele, dificilmente você vai ser bem sucedido nos negócios digitais.

Nesse vídeo você vai descobrir qual é o maior ativo de um Empreendedor Digital. Assista abaixo agora:

Sem delongas, o maior ativo de um Empreendedor Digital é: a Audiência.

Então eu já vou te falar o que é a Audiência, o porque ela é tão importante e como começar a construir a sua.

O que é?

Se trata de um grupo de pessoas que tem interesse no seu negócio e estão engajadas com ele.

Ou seja, são pessoas que têm interesse na solução que o seu negócio oferece, e mais do que isso, elas seguem, gostam, confiam e se conectam com a sua a sua marca.

Por que ela é tão importante e fundamental?

A forma tradicional que as pessoas começam um negócio é a seguinte: Elas desenvolvem um produto/serviço que ela acha que as pessoas vão querer. Em seguida investem muito tempo, energia e dinheiro para desenvolver e colocar no mercado.

Porém, o grande problema é que elas acharam que as pessoas precisam daquela solução. Ou seja, foi achismo… um chute! Quem deve mostrar se existe interesse naquele produto são as próprias pessoas!

Então construindo uma audiência primeiro, você consegue entender essas pessoas a fundo e, então, entender o que elas realmente precisam! E então desenvolver algo que realmente resolva os problemas delas e, consequentemente, elas irão comprar.

Outra questão é que muitas vezes você até tem um produto relevante para o seu público-alvo. Porém, quando você lança, você acaba lançando ele para os grilos. Na cabeça do empreendedor, ele acha que quando lançar o o projeto na web, as pessoas vão começar a achar e comprá-lo. E, infelizmente, o que acontece é bem o contrário! (como eu sei disso? Eu já estive lá…)

E, por último, entra o fato de como funciona o comportamento humano para comprar algo novo.

A gente tende a pensar que as pessoas vão ver o nosso produto, vão amá-lo e já desembolsar o dinheiro. Porém, o comportamento de comprar geralmente não acontece assim. Estudos mostram que geralmente as pessoas precisam ser impactadas várias vezes antes de realizar uma compra.

Outro fator essencial no processo de compra é a empatia. As pessoas são muito mais propensas a comprar de quem elas já conhecem, confiam e tem conexão.

E é aqui que entra o processo de criar uma audiência, que acontece justamente através da geração de familiaridade, confiança e conexão.

Como você pode começar

Bom, primeiramente você tem que ter algo em mente: você vai começar do zero. E todo mundo começa do zero!

Se você pegar o Justin Bieber, por exemplo, que tem uma das maiores audiências do mundo, com fãs frenéticos de tão engajados (haha).

Em algum momento a audiência dele era só a mãe dele e mais 2 amigos! E então ele conseguiu o primeiro fã de verdade. E isso vai crescendo e virando uma bola de neve que cresce cada vez mais rápido.

Então tenha isso em mente, no começo vão ser poucas pessoas mesmo, todo mundo passa por isso e não tem problema nenhum! Quem promete uma audiência gigante da noite para o dia, e sem dinheiro, fique com o pé atrás.

Bom, o ponto chave na construção de audiência é um: Gerar valor.

Primeiro, você tem que ter o seu nicho e o seu público-alvo muito bem definidos (veja como achar o nicho perfeito nesse vídeo).

Em seguida, você vai gerar valor para essas pessoas gratuitamente. Valor nada mais é do que ajudar as pessoas. Ou seja, você vai entregar algo gratuito que a ajude. Você pode fazer isso de diversas formas: as mais comuns são através de um blog, onde você vai postar conteúdo relevantes.

Outra forma é fazendo vídeos e postando no Youtube, ou fazer podcast.. Dessa forma, você vai começar a construir a sua audiência.

Dica Importante:

Um ponto bastante importante é você, desde o começo, começar a construir a sua lista de e-mails.

É importante que você direcione o máximo dessa audiência para um formulário onde elas cadastram os seus e-mails para receber as suas novidades por lá.

Mas por que lista de e-mails?

Por diversos motivos. Eu poderia fazer um vídeo só sobre isso, mas resumidamente, porque você controla a sua lista. Você pode se comunicar diretamente com aquelas pessoas quando você bem entender por um custo baixíssimo.

Estudos mostram um retorno de 40 dólares para cada 1 investido em e-mail marketing!

Inclusive, muitos empreendedores digitais de sucesso falam que a Lista é o seu ativo mais importante. Eu adicionaria dizendo que a Audiência é a mais importante, porque a lista propriamente dita não vale nada. O que vale são as pessoas que estão ali e o quão profundo é o seu relacionamento com elas (tanto é que se você comprar uma lista pronta, ela não vai dar resultado nenhum… Nenhum, ponto.)!

 

Espero que esse artigo te ajude como um atalho à caminho do sucesso. Eu gostaria muito de ter tido essa informação no começo. Com certeza absoluta eu estaria muito mais longe hoje. E é por isso que quis compartilhar com você 🙂

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Grande abraço!
Fábio Escanfella