20 Formas Comprovadas de Ganhar Dinheiro na Internet (a 12ª é a Minha Favorita)

Ganhar dinheiro na internet funciona? É possível? O que não funciona? Quais são as formas comprovadas e honestas que dão certo? E Como você pode começar?

A Internet revolucionou a forma como nos comunicamos, pesquisamos, estudamos e influenciou praticamente tudo o que fazemos no dia a dia.

Quando você pergunta para as pessoas se elas gostariam de trabalhar e ganhar dinheiro na internet, eu acredito que cerca de 7 entre 10 pessoas diriam que “sim”. Afinal, trabalhar de casa, ou de qualquer lugar do mundo que tenha internet, sem chefe, parece um sonho, não?

Ao longo desse texto você vai ver pessoas que trabalham de casa e têm mais tempo e flexibilidade com seus filhos e família, como a Melodia Moreno, a Silvia Pahins, o Chico Montenegro e o Pat Flynn.

Ou ainda, pessoas que são Nômades Digitais, ou seja, viajam o mundo enquanto ganhar dinheiro na internet, como o Marcus Lucas, o Cadu, o casal Eme e Jaque e a solteira Jodi.

Por último, mas não menos importante, trabalhar pela internet pode ser uma excelente alternativa de inclusão para pessoas com limitações físicas, como o Damião Marcos, que é cadeirante e blogueiro.

Apesar de todos esses fatos, a maioria das pessoas ainda não se deram conta de que é possível trabalhar pela internet e, ainda, ser muito bem remunerado para isso.

Provavelmente isso acontece por dois principais motivos: Primeiro que a internet ainda é muito nova em nossas vidas (ah, nem tanto, vai!); E segundo pelos diversos charlatões pela internet que inventam “esquemas” e prometem dinheiro rápido e fácil, aumentando a desconfiança geral das pessoas.

Nesse artigo eu vou te mostrar 20 formas sérias e comprovadas de se trabalhar e ganhar dinheiro na internet!

E o mais bacana é que nada te impede de usar mais de uma forma. Você pode usar diferentes modelos para incrementar o seu impacto e a sua receita. Mas, claro, comece com o seu foco apenas em um!

Mas é possível mesmo trabalhar e ganhar dinheiro na internet?

Atualmente, cerca de 34% da população trabalhadora mundial faz algum trabalho remoto (segundo a Customer Contact Strategies).

No Brasil, desde 2014 a internet já chegou a mais de 50% das casas, conforme o IBGE.

Mas esse é só o começo. A demanda não para de crescer, bem como o comportamento consumidor online. Em 2015, por exemplo, o comércio eletrônico cresceu 15,3% (Relatório Ebit 2015).

E mais… o tema está bombando na mídia e a tendência é só aumentar.

voce sa ganhar dinheiro na internet

Quer uma prova de que trabalhar e ganhar dinheiro na internet não é nada novo? Veja essa reportagem da Globo de 2009 (“nossa, esse negócio de ganhar dinheiro na internet é tão 2009….”)!

Mas calma que ao longo desse artigo você vai ver todas as 20 formas de se trabalhar e ganhar dinheiro na internet. Formas sérias, atuais e que funcionam!

 

Você Não vai Ganhar dinheiro na internet!

“Mas como assim, Fábio? Não era isso que você estava falando que é possível até agora?”

O problema está na palavra “Ganhar”. Não existe essa de ganhar dinheiro.

Dinheiro não se ganha, dinheiro se gera, se faz, se merece (a não ser que você ganhe na loteria, ganhe de presente, ou de herança… mas claro que não é nosso foco).

Antes de mais nada eu quero que você entenda o conceito de “gerar” dinheiro.

O dinheiro está nas mãos das pessoas. Elas que controlam se vão te dar aquele dinheiro ou não.

E isso só acontece quando você gera valor. Ou seja, quando você gera mais valor do que o preço (monetário) daquele produto/serviço, a troca acontece e a pessoa te entrega o dinheiro.

Então a forma de gerar dinheiro é justamente essa: gerar valor para as pessoas!

Diversos autores e referências, como o Chris Guillebeau do A Startup de $100, o MJ DeMarco do Via Expressa dos Milionários e o Pat Flynn do Smart Passive Income,  dizem que quanto mais valor você gerar para as pessoas, mais você vai ser recompensado financeiramente!

E o porquê disso ser tão importante, é que eu quero deixar claro para você que não existe dinheiro fácil e rápido!

Tira isso da sua cabeça!

Existem 98242×17²4*π charlatões pela internet que vão te vender a ideia de que é fácil e rápido. Mas eles fazem isso justamente para lucrar em cima.

A verdade é que, mesmo na internet, é necessário muito esforço e trabalho!

Se você começar com a mentalidade de que vai fazer dinheiro fácil, você já começou errado e está fadado a quebrar a cara (acredite, eu já estive lá.. e é por isso que sou direto e reto em relação a esse assunto, justamente para você não quebrar a cara como eu)!

Por último, eu quero ressaltar que muitas dessas formas são complementares e as vezes até se fundem. Essa divisão foi feita dessa forma para ficar bastante didática para todas as pessoas, independente do nível de conhecimento nessa área.

Dito isso, vamos para o que interessa!

1. Blog

Essa é uma das formas mais conhecidas, porém muita gente ainda se pergunta se é possível ganhar a vida de blog.

A resposta é um claro “sim”. É só você ver os diversos exemplos espalhados pela web (pessoas que ganham muito mais do que uma carreira tradicional, inclusive).

Exemplos são alguns dos sites mais acessados do Brasil, como o Jovem Nerd e o Não Salvo.

Sites interessantes: wordpress.org/ (a plataforma mais recomendada para criar blog.. é gratuita), viverdeblog.com/ (como o nome diz, ensina as pessoas a viverem de blog)

Vantagens: baixo custo e barreira de entrada; liberdade para se expressar; diversidade de nichos para atuar.

Desvantagens: não é tão fácil como parece e costuma demorar alguns anos até construir uma audiência grande.

2. Youtube

Outra modalidade são os chamados “Youtubers”.

Assim como a forma anterior, tem algumas pessoas que fazem bastante sucesso e são bem remuneradas para isso.

Os temas variam muito, desde comédia, passando por maquiagem, bodybuilding, até jogos. Como é o caso da Kéfera, Porta dos Fundos, Caio Bottura, Pausa para feminices e PewDiePie.

Sites interessantes: Manual do Youtuber, Play de Prata (ambos com dicas sobre câmeras, luz, som, edição…)

Vantagens: alta diversidade de mercados para atuar; liberdade para se expressar.

Desvantagens: não é tão fácil como parece e pode demorar para construir um público grande; a pessoa tem que vencer a timidez e aprender a cativar o público.

3. Influenciadores de Mídias Sociais

Relacionado com as duas modalidades passadas, existem pessoas que são “celebridades” nas mídias sociais, dentro das suas respectiva áreas de atuação.

É o caso dos Instagrammers profissionais e mais recentemente, Snapchatters.

A Juliana Matos, por exemplo, teve um boom em seu perfil do Instagram, se profissionalizou e largou o emprego. Hoje ela fatura entre R$5.000,00 a R$15.000,00 por mês (Revista Você S/A Jul/16).

Sites interessantes: marketex.com.br/

Vantagens: alta diversidade de mercados para atuar; liberdade para se expressar.

Desvantagens: não é tão fácil como parece e pode demorar para construir um público grande; a pessoa tem que vencer a timidez e aprender a cativar o público.

4. Patrocínios

Ok, mas nesse ponto você provavelmente está se perguntando “Mas como que essas pessoas fazem para realmente ganhar dinheiro na internet?”

Uma das formas mais tradicionais para influenciadores são os patrocínios por marcas.

Quanto maior, mais engajado e segmentado o seu público, melhor. Dessa forma as marcas irão começar a contatá-lo(a) para firmarem uma parceria e você ganha por isso.

Você ainda pode ir atrás ativamente de algumas marcas estratégicas que tenham a ver com o seu público e propor um patrocínio.

Alguns exemplos são o Jacaré Banguela, Fábrica de MonstrosGabriela Pugliesi, etc etc.

Vantagens: possibilidade de altas remunerações (por grandes marcas).

Desvantagens: depende de terceiros para ser remunerado; pode ter a liberdade de expressão controlada; cuidado para não sobrecarregar e/ou perder a confiança do público.

5. Anúncios

Outra forma de monetização muito comum e tradicional em sites são os anúncios.

A lógica é simples: você se cadastra no Google Adsense, faz o setup e começa a exibir anúncios de terceiros no seu site. Quando as pessoas clicam nesses banners, elas vão para o site daquela marca e você recebe alguns centavos por isso.

anuncio-no-g1
Anúncio da Citroen no G1

No Youtube você também pode usar essa forma de ganhar dinheiro na internet se estiver de acordo com as políticas da empresa.

A lógica é a mesma. Você se cadastra no Youtube e começam a aparecer banners e vídeos de publicidade antes do seu vídeo. Quando a pessoa clica ou assiste a propaganda, você é recompensado com alguns centavos.

Uma última opção é fazer a parceria diretamente com outros sites, que vão te pagar um montante negociado para exibir os anúncios no seu site.

Vantagens: fácil de implementar e quase qualquer um consegue começar.

Desvantagens: poluição do seu site/vlog para a sua audiência (e talvez para a sua estratégia, caso tenha outras formas de monetização); como você ganha apenas centavos, é necessário um tráfego realmente grande para começar a lucrar algo significativo.

6. Posts Patrocinados

Muitos blogueiros recebem para falarem sobre algum produto/serviço e recomendarem ao seu público.

Esse pode ser um tema bastante polêmico, visto que muitos blogueiros não sinalizam que aquele post está sendo patrocinado pela empresa e, consequentemente, pode gerar muita frustração e quebra de confiança.

proxxima-post-patrocinado
Post patrocinado na Proxxima

A minha recomendação é que você seja sempre muito aberto com os seus seguidores e com a marca, avisando que é uma publicação paga e que será feito uma avaliação sincera.

É uma linha tênue, tenha cautela e trate o seu público como o seu maior ativo.

Vantagens: se o produto estiver alinhado com o seu público, pode ajudá-los.

Desvantagens: depende de terceiros para ser remunerado; pode ter a liberdade de expressão controlada; cuidado para não sobrecarregar e/ou perder a confiança do público.

7. Freelancer

O Freelancer é um prestador de serviços para outras pessoas e empresas sem vínculo empregatício. Geralmente trabalha por “projetos”.

As possibilidades de trabalho são muitas. Segue algumas ideias:

  • Escritor para jornais, revistas, sites
  • Revisor de textos
  • Escritor de ebooks sobre assuntos que você entende
  • Contador
  • Tradutor
  • Webdesigner
  • Programador
  • Designer de interiores
  • Agente de viagens
  • Video Maker
  • Locutor de vídeos

Enfim, é só focar no que você sabe, ou aprender algo que você queira trabalhar e seguir em frente!

Sites interessantes: 99 Freelas, Get Ninjas, Freelancer, Workana (4 sites para oferecer seu trabalho como freela)

Vantagens: provavelmente uma das formas mais rápidas de começar dessa lista; diversas possibilidades de trabalho.

Desvantagens: como tudo, no começo não é fácil, principalmente se você não tiver portfólio (nesse caso, trabalhe nem que seja de graça para conseguir!) e reputação na plataforma; não é escalável (ou seja, o montante de dinheiro que você pode gerar é limitado pelas horas de dia que você consegue trabalhar).

8. E-commerce

Uma das formas mais tradicionais e conhecidas de se trabalhar e ganhar dinheiro na internet é ter uma loja virtual onde você vende produtos.

Os exemplos variam desde marcas gigantes, como a Casas Bahia, até empresas de menor porte, como a Vital Âtman.

Existem e-commerces que inclusive nasceram de blogs/vlogs, como é o caso da NerdStore do Jovem Nerd.

Sites interessantes: E-commerce Brasil, Mestre Academy

Vantagens: possibilidades de faturamento bastante alto; depende apenas da sua competência como empreendedor; maior barreira de entrada para concorrentes.

Desvantagens: dependendo do mercado a concorrência já é elevada; uma das formas mais complexas de se começar; exige um maior investimento de capital.

9. Ebooks

Uma forma cada vez mais comum de ganhar dinheiro na internet são os Ebooks (livros digitais).

Prova disso é a Amazon, que construiu um império na internet e o seu fundador, Jeff Bezos já ultrapassou Warren Buffet e é o 3º homem mais rico do mundo.

Porém, (voltando para a nossa realidade, haha) o mais interessante é que hoje em dia qualquer pessoa pode escrever um livro digital, vendê-lo pela internet e ser remunerado por isso.

Estamos na Era da Informação (ou Era Digital), então vender conhecimento digital é uma grande tendência e um mercado muito promissor.

Ainda existem outras formas no mercado da informação (ou “infoprodutos”) que vamos falar nos próximos tópicos. Porém, algumas formas semelhantes aos ebooks são os áudios, newsletters e relatórios.

Sites interessantes: kdp.amazon.comsaraiva.com.br/publique-se, Curso Ebooks que convertem

Vantagens: rápido e baixíssimo (ou nulo) investimento, qualquer um pode começar.

Desvantagens: baixa barreira de entrada para competição; dependendo do nicho, o mercado já é concorrido; preço de venda é baixo, então tem que vender no volume de unidades.

10. Site de membros

Você ainda pode criar e cobrar por uma área digital com acesso restrito para pagantes.

Dentro dessa área de membros, você tem que oferecer algum benefício real que justifique esse modelo.

Exemplo desse modelo de negócios é o MeuSucesso.com do Flávio Augusto e o 8Ps.com do Conrado Adolpho. Ambos são “escola online de negócios”, sendo o segundo com o foco mais no mercado online.

Sites interessantes: Hotmart Club (para criar área de membros gratuitamente).

Vantagens: renda recorrente com um possibilidade de preços mais elevados e, portanto, possibilidade de altos rendimentos.

Desvantagens: produção de conteúdo de alta qualidade constantemente para justificar o investimento mensal dos clientes.

11. Afiliados

No “mundo offline” temos os representantes de vendas. Essas pessoas vendem o produto de uma marca terceira e recebem uma comissão pelas vendas feitas.

O Afiliado é o mesmo princípio, porém no mundo digital.

A lógica é simples: você se afilia a uma marca e recebe um “link especial”. Em seguida “é só” você divulgar esse link.

Quando as pessoas clicam no link, elas são “marcadas”. Em seguida, quando essas pessoas realizarem uma compra, você recebe uma comissão em cima daquele valor.

Sites interessantes: Você pode se afiliar e promover produtos físicos, ou produtos digitais de informação. Para o primeiro, procure no rodapé dos grandes sites, como Submarino. Para a segunda opção se cadastre no Hotmart.

Vantagens: qualquer pode começar ainda hoje.

Desvantagens: não é tão fácil como parece e como algumas pessoas vendem! (não faça spam, não funciona e você pode ser prejudicado. Se tiver interesse por essa área, procure por profissionais sérios que o ensinem); você não tem controle sobre o produto e o negócio, visto que você é um “representante” e não o dono.

12. Cursos Online

Seguindo as formas de produtos de informação, os Cursos onlines são uma grande tendência para ganhar dinheiro na internet.

Hoje em dia já é possível ver milhares de cursos disponíveis e é um mercado em crescimento e promissor.

Esse é um dos meus modelos preferidos por diversas vantagens (veja abaixo).

Os exemplos vão desde cursos sobre Musculação, Emagrecimento, Inglês, Desenho, e várias pessoas do mercado afirmam faturar mais de 1 milhão de reais por ano.

Sites interessantes: Hotmart, EAD Plataforma, Udemy

Vantagens: maior valor agregado e, portanto, preço de venda mais elevado; escalável (ou seja, não é limitado as suas horas de trabalho e pode ser vendido para pessoas de todo o mundo); possibilidade de alto faturamento; baixa barreira para começar; baixíssimo investimento; demanda crescente.

Desvantagens: também não é tão fácil como pode parecer (é necessário aprender diversos conhecimentos e habilidades sobre Empreendedorismo e Marketing Digital); baixa barreira de entrada para competição, alguns mercados já têm grandes players.

13. Congressos Online

Uma maneira semelhante à anterior são os Congressos Online.

Geralmente os criadores organizam uma semana com diversos profissionais, com palestras onlines e gratuitas.

A forma de monetização geralmente ocorre com a venda de um pacote onde as pessoas têm acesso ao replay de todas as palestras mais alguns bônus sobre o tema.

Os exemplos também são dos mais variados: Evento Vá Mais Longe, Congresso Brasileiro de Ayurveda, Congresso Nômade, etc.

Vantagens: preço de venda elevado; escalável; produz um grande buzz para atrair novos prospectos e posicionar o organizador como uma referência.

Desvantagens: organização complexa; necessário ter (ou fazer) networking com diversos profissionais referência na área.

14. Prestação de Serviços

Existem diversos serviços que bombam e que também podem ser vendidos e executados através da internet.

A gama de possibilidades é alta e você pode realizar o serviço através do Skype, entre outros. Alguns exemplos dessa modalidade são:

  • Consultorias
  • Coaching
  • Mentoria
  • Atendimentos
  • Assessoria
  • Professor de idiomas
  • Suporte online

Existem diversos exemplos, como o Hale Schneider que é coach de inglês; Pro Lucro que prestam consultoria empresarial online; O Vinicius Piffardini que é Personal Trainer online, etc etc.

Quer ver como as possibilidades são infinitas? Encontrei até a Carla, que é Pet Coacher! (legal né!)

Vantagens: rápido para começar se você já tiver a expertise; custos baixíssimos.

Desvantagens: baixa barreira de entrada e, portanto concorrência aumentando (busque se diferenciar); não é escalável (ou seja, sua renda, e o tanto de pessoas que você pode ajudar, são limitados pelas horas que você consegue trabalhar no dia).

15. Comercializar Artesanatos

Se você tem talento e gosta de fazer artesanatos, você pode vendê-los em plataformas onlines.

Outra opção interessante e relacionado com arte é tirar fotos e vendê-las para banco de imagens.

Para ver alguns exemplos de pessoas que conseguiram ganhar dinheiro na internet com artesanatos, veja esses depoimentos inspiradores.

Sites interessantes: elo7.com.br,  tanlup.com

Vantagens: rápido para começar se você já tem a expertise; liberdade de expressão na arte.

Desvantagens: a princípio não é escalável (mas depois você pode contratar e crescer); não tem liberdade geográfica (visto que geralmente tem que fazer a produção).

16. Vender Produtos Importados ou Parados

Talvez você já tenha comprado algo do famoso site Mercado Livre.

Muitas dos vendedores importam certos produtos e depois os revende por um preço mais caro, gerando um lucro para eles.

Outra opção para fazer uma graninha extra é vender as coisas que estão paradas na sua casa (desapega!! haha).

E não para por ai. Você pode até mesmo alugar as suas coisas para outras pessoas! Engraçado, né? Mas foi o que o Henrique Golçalvez de 30 anos fez e chega a faturar de 200 a 500 reais extras por mês (Revista Você S/A Jul/16).

Sites interessantes: Mercado Livre, OLXenjoei.com.br

Vantagens: renda extra rápida.

Desvantagens: remuneração limitada e instável (eu sugiro que trate essas formas como uma renda extra.. um “bico” e não um “negócio).

17. Franquias

Essa pode ser uma opção para pessoas que não possuem muito capital para comprar uma franquia convencional e, ainda por cima, querem trabalhar de suas respectivas casas.

É essencial verificar a autenticidade da franquia, bem como contrato e todas as questões jurídicas.

Segundos essa matéria da Exame da Abril, eles recomendam 15 Franquias para que você possa trabalhar de casa.

Vantagens: marca já estabelecida; ideia e negócio já validados, portanto menor risco; processos já estabelecidos; apoio da franqueadora.

Desvantagens: controle limitado (tem que seguir os padrões estabelecidos); não escalável; investimento inicial de R$10 a R$68 mil reais.

18. Crie um App

Se você vive nesse mundo, provavelmente você já ouviu falar de Uber, 99 Taxi, Airbnb, Nubank e, mais recentemente, Pokemon Go.

Existem milhares de exemplos, variando desde startups bilionárias até algumas mais humildes de médio e pequeno porte.

Existe até a possibilidade de você criar um app simples sem ter que saber de programação, através de site como o mobileroadie.com e o theappbuilder.com.

Vantagens:  uma das maiores possibilidades de lucro, visto o custo de operação relativamente baixo e a alta escalabilidade (podendo ir atrás de mercados globais).

Desvantagens: essa é provavelmente a modalidade mais complexa e de maior risco, devido à agilidade, inovação e competição; geralmente é necessário conseguir altos investimentos.

19. SaaS – Software as a Service

“Sofware como Serviço”, de uma maneira simplificada, é um modelo onde você cria um software e cobra pela sua utilização.

Os exemplos são dos mais variados, como o Windows, AVG, Dropbox, Gmail, Photoshop, MailChimp. Até empresas de menores porte e nacionais, como a LocaWeb e o GoKeep.

Vantagens:  também tem altíssima escalabilidade; baixos custo; receita recorrente; altas possibilidades de faturamento; uma das minhas modalidades favoritas também.

Desvantagens: complexidade de desenvolvimento; pode ter custos e riscos intermediários a altos.

20. Home Office

Cada vez mais empresas estão aderindo e oferecendo o Home Office, ou seja, a possibilidade de fazer o seu trabalho de casa, ao invés de ter que ir ao escritório.

Isso pode ser vantajoso para a empresa, que promove uma maior flexibilidade do colaborador e diminui os custos de ter muitas pessoas no estabelecimento.

Talvez valha a pena você tentar negociar com o seu chefe ao menos um dia por semana de Home Office 🙂

Vantagens:  baixo risco, cômodo, rápido e “fácil”.

Desvantagens: dificuldade de networking e socialização com os colegas; necessidade de bons níveis de auto-disciplina.

 

Conclusão

Está mais do que comprovado que é mais do que possível de se ganhar dinheiro na internet.

Se você leu todo o artigo, você viu diversas modalidades e diversos exemplos para se inspirar, escolher e seguir o seu trajeto!

Porém, vá com calma.

Nada nessa vida é fácil e acontece de uma hora para a outra. Foque em aprender e se aprofundar na modalidade que você mais se interessa.

Um dos meus preferidos e minha especialidade são os produtos de informação, principalmente cursos online.

Isso porque permite uma alta escala, automatização, altas possibilidades de lucros. Isso tudo enquanto possui baixíssimo investimento, riscos e pode proporcionar muita realização profissional (visto que você ajuda as pessoas), bem como liberdade geográfica (você pode trabalhar de qualquer lugar do mundo).

Enfim, é um modelo que eu acredito ser bastante interessante para pessoas que estão começando e por isso me especializo há anos nesse mercado.

Aprenda sobre empreendedorismo e trate o seu negócio como um negócio, e não um “esquema de ganhar dinheiro na internet rápido” como muitos fazem na internet.

Se você tratá-lo com um “esquema”, um “jeitinho”, é isso o que vai se tornar. Agora caso trate como um negócio sério, irá colher frutos muito melhores para a sua vida!

 

Mas agora quero ouvir de você! Me responda nos comentários abaixo:

Qual forma de trabalhar e ganhar dinheiro na internet você mais de identifica? Quais são suas dúvidas?

Compartilhe com os seus amigos e se inscreva para receber todas as minhas novidades em primeiríssima mão no seu e-mail!

E caso queira receber Dicas exclusivas diretamente no seu Whatsapp, me envie um whats com o seu nome para (17) 98175-3790! 😉

Basta se inscrever aqui

Digite seu e-mail abaixo e fique por dentro de tudo gratuitamente!>

 

  • Seems more research was made as there is useful information on this blog. Also while attending hadoop online course in Hyderabad our instructors frequently refer it for examples for more understanding of the subject.