Idéias de Negócios Digitais: 3 Dicas para Gerar Ideias FODAS

Olá, hoje eu vou te mostrar 3 estratégias muito simples, porém poderosas, para você gerar ideias muito boas e promissoras para o seu Negócio Online. Veja no vídeo abaixo:

Você não precisa ser o Mark Zuckerberg

Primeiramente, saiba que não precisa ser uma ideia totalmente nova e revolucionária.

Se você teve uma ideia genial, saiba que na China já tem alguém que implementou e já está fazendo dinheiro com isso…

Mas brincadeiras a parte, o que eu quero dizer é que você não precisa reinventar a roda!

Por exemplo, quando o Facebook surgiu, já existiam outras redes sociais. A primeira rede social online surgiu em 1995 e o FB nasceu só quase 10 anos depois, em 2004! A questão é como ele fez e implementou essa ideia.

Então não se deixa congelar por isso! Você não precisa de algo revolucionário. Você precisa de algo melhor do que já existe no mercado. Você precisa achar o seu diferencial.

1. Análise Interna

A gente tende a subestimar o nosso conhecimento, mas muitas vezes temos informações que outras pessoas estão se matando para conseguir.

Nessa estratégia nós vamos olhar para a nossa bagagem interna. Tudo o que sabemos, o que passamos e aprendemos.

Então pegue uma folha de papel e faça um brainstorm. Ou seja, vai escrevendo tudo que vier na sua cabeça sem pensar muito. Escreva habilidades que você já desenvolveu, conhecimentos que já estudou, experiências que você já passou (por ex você perdeu peso, ou superou a depressão), etc.

Olhe tudo a sua volta na sua casa pra ter mais ideias.. Livros e filmes que você gosta, por exemplo.

E aqui nessa estratégia eu recomendo que você veja esses meus dois vídeos sobre auto-conhecimento e como achar o seu porquê.

2. Análise de Problemas

Onde existem problemas, existem oportunidades.

Um negócio nada mais é do que uma solução. Então comece a enxergar as coisas dessa forma que você vai começar a identificar várias oportunidades no seu dia a dia.

Mas a estratégia aqui é ir pró-ativamente atrás desses problemas.

Procure reviews negativos de produtos, comentários negativos em fóruns, grupos de facebook, Reclame Aqui, reviews da Amazon, e comunidades em geral.

3. Análise de Cases de Sucesso

Nessa última estratégia você pode olhar produtos, serviços, modelos de negócios, que já são muito bem sucedidos no mercado. A partir disso você pode se inspirar para fazer o seu próprio.

Claro que você não vai copiar.. Pelamordedeossantopaiamado, não faça isso. Além de ser anti-ético, anti-profissional, é ilegal.

Mas você pode, sim, se inspirar e montar um negócio seu com as suas características, melhorias e diferenciais.

Uma dica bem legal é você olhar para o mercado gringo. Geralmente eles estão “a frente” do Brasil, então dá para pegar vários insights de negócios que ainda não temos no Brasil, e que já estão “semi-validados”. A partir disso, monte o seu autêntico com as suas próprias melhorias e diferenciais.

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Grande abraço,
Fábio