O Jeito Harvard de Ser Feliz – Resumo + Review

Vou te contar sobre a “fórmula da felicidade e do sucesso”, embasado nesse livro sensacional O Jeito Harvard de Ser Feliz (The Happiness Advantage), do Shawn Achor. Assista abaixo:

Referências:
Livro O Jeito Harvard de Ser Feliz na Amazon
A palestra do Shawn Achor no TED

Resumo

1. A psicologia positiva na prática

“Se nos limitarmos a estudar a média, permaneceremos meramente medianos.”

O autor começa a introduzir o assunto mostrando vários estudos científicos empíricos provando que a psicologia positiva realmente funciona.

Ela traz mais felicidade e bem-estar, mas também leva o indivíduo ao maior sucesso em diversas partes da vida, como no trabalho, saúde, amizade, sociabilidade, criatividade e energia.

2. Os sete princípios

I – O benefício da felicidade

Por muitas gerações fomos levados a acreditar que a felicidade gira em torno do sucesso:

“Quando eu for bem sucedido, eu vou ser feliz.”

O problema é que dessa forma empurramos essa felicidade para frente. Estamos sempre correndo atrás de mais vendas, um cargo melhor, um carrro maior e, portanto, sempre correndo atras da felicidade (e ela correndo de nós).

Porém, os estudos científicos mostram que acontece o contrário: quando estamos felizes, temos um desempenho muito melhor e, consequentemente, temos mais sucesso!

II. O ponto de apoio e alavanca

Podemos mudar a perspectiva do nosso cérebro, que é o “Ponto de apoio” que ele fala.

E o outro fator é a “Alavanca”: quanto mais você acredita na própria capacidade de sucesso, maiores são as suas chances de atingir esse sucesso.

III. O efeito Tetris

O autor falar de um experimento em que depois de passar muitas horas jogando tetris, as pessoas começavam a ver aqueles padrões em todos os lugares.

Nosso cérebro se comporta assim para outros aspectos da nossa vida. Algumas pessoas estão configuradas para identificar apenas padrões negativos, enquanto outros, positivos.

IV. Encontre oportunidades na adversidade

Em tempos difíceis de adversidade, a nossa mente usa como mapas mentais para sair daquela situação.

Existe um mapa mental neutro, negativo e existe ainda um “terceiro caminho”. Esse nos leva de volta do fracasso ainda mais fortes e capazes.

V. O círculo do zorro

Você já teve alguma situação de muito estresse onde parece que o seu cérebro travou e você não conseguia mais pensar?

Isso acontece porque seu cérebro entra em estado irracional. Procure externalizar o que você está sentindo para voltar ao estado racional.

Em seguida use o Círculo de Zorro, ou seja, comece muito pequeno e vá aumentando.

VI. A regra dos 20 segundos

De nada adianta todos os ensinamentos sem colocar em prática. Provavelmente você já tentou mudar um hábito e sabe que é difícil.

Então a Regra dos 20 segundos fala pra você eliminar os “cerca de 20 min” antes do novo hábito que você quer incorporar. Tire todas as barreiras antes de começar aquela atividade para deixá-la o mais fácil possível!

VII. Investimento social

Diversos estudos científicos sobre felicidade apontam a mesma coisa: os relacionamentos sociais são essenciais para a felicidade.

Os relacionamentos sociais também diminuem a nossa ansiedade, melhoram a nossa concentração e foco, bem como reforça o sistema cardiovascular e imunológico. É por isso que ele afirma que a sua rede social de apoio é o seu maior ativo.

3. O efeito propagador

Nessa última parte o autor conclui rapidamente como você pode usar esse benefícios em você mesmo para impactar todas as pessoas ao seu redor.

Dica de Ouro

Eu separei algumas dicas práticas de como você pode ter mais felicidade no seu dia a dia ainda hoje e melhorar o seu desempenho:

  • Meditação
  • Encontre algo para aguardar com expectativa
  • Adote gestos conscientes de altruísmo
  • Injete positividade no seu ambiente
  • Exercite-se (melhora o humor, desempenho, motivação, foco)
  • Escreva 3 coisas que você é grato todos os dias

Pontos Positivos

  • Fácil e gostoso de ler (com uma pitada de humor)
  • Exemplos práticos para visualizarmos como que funciona na prática e como podemos aplicar na nossa vida
  • Embasados em experimentos científicos
  • Tema importantíssimo (afinal, quem não quer ser feliz?)

Pontos Negativos

  • Pode ficar um pouco repetitivo para algumas pessoas (conceitos similares e intercalados)
  • Bastante demonstrações científicas (apenas para quem não gosta.. eu adoro!)
  • Algumas pessoas podem achar que é só mentalizar que as coisas caem do céu (mesmo ele deixando claro que não é isso)

Conclusões

“Do caraleo”! Eu particularmente gostei muito desse livro e no momento está no meus preferidos.. Top 3 provavelmente!

Eu gostei muito porque é uma grande quebra do paradigma que só vamos ser felizes no futuro quando finalmente formos bem sucedido. Só que isso não acontece! E isso só gera ansiedade e transtornos!

Temos que pensar que ser saudável não é apenas a ausência de doenças, mas também um bem-estar elevado, com alta energia.

Então a gente tem que buscar maneiras de ser melhor do que a média. Mas isso não para competir com os outros, mas, sim, para competirmos com nós mesmo. Sempre buscar ser um pouco melhor do que nós mesmos a cada dia. Seja como profissional, seja como ser humano!

 

Espero que te ajude a trazer mais felicidade e sucesso na sua vida!!

Me conte aqui em baixo, nos comentários, o que você achou! A sua opinião importa muito para nós 🙂

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Grande abraço!
Fábio Escanfella