A Estratégia do Oceano Azul – Torne a Sua Concorrência Irrelevante

Olá, nesse vídeo eu vou te mostrar os conceitos, as melhores dicas e o meu review desse livro: A Estratégia do Oceano Azul – Como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante, do W. Chan Kim e Renée Mauborgne (não sei como que pronuncia, mas com certeza não é da forma que falo no vídeo, haha).

Esse livro vendeu mais de 2 milhões de exemplares em todo o mundo e 180 mil apenas no Brasil. É um livro muito comentado e recomendado. Assista o vídeo abaixo agora:

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Resumo e Tópicos do Vídeo

O livro é dividido em 3 partes:

1. A estratégia do oceano azul

Geralmente os negócios disputam por uma fatia do mesmo mercado (oceano vermelho). Isso resulta em uma estratégia baseada em suas opções: mais valor com mais custos, ou o mesmo valor a custos mais baixos.

Já o oceano azul é definido pela criação de novos mercados inexplorados, o que torna a sua concorrência quase que irrelevante.

Isso é feito através da Inovação de valor, que gera um rompimento do valor/custo descrito anteriormente. Ou seja, ocorre um salto em valor para o consumidor, porém a um custo baixo para a empresa.

É importante ressaltar que inovação não precisa ser tecnológica! Exemplo do Cirque du Soleil que revolucionou o mercado do “circo” e se tornou um lider, cobrando mais caro e com custos baixos.

2. Formulando a estratégia do oceano azul

Nessa parte, os autores abordam sobre o planejamento da sua estratégia.

Existem duas matrizes fáceis de entender e que são muito importantes:

Matriz de avaliação de valor

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3. Executando a estratégia do oceano azul

Essa parte é sobre como superar as barreiras organizacionais e implementar de fato a estratégia em empresas.

Mudanças exigem recursos de tempo e dinheiro, então eles defendem a implementação através da Liderança no ponto de desequilíbrio: Algumas pessoas, atos e atividades exercem influência desproporcional sobre o desempenho final.

Dica de Ouro

A melhor dica do livro é o conceito de buscar se diferenciar, não ficar fazendo o que todo mundo já faz e disputar por uma fatia.

É pensar fora da caixa, nas novas possibilidades para criar um mercado novo e inexplorado.

Tem um conceito interessantíssimo de não-clientes:

Ao invés de focar apenas naquelas pessoas típicas que o mercado está disputando, foque no não-clientes e descubra: Por que aquelas pessoas decidiram abandonar o seu setor? Por que se recusaram a usar os produtos do seu setor? Não consideram?

Identifique os pontos em comum e use para criar o seu diferencial e abocanhar esse mercado.

Pontos Positivos

  • Apesar de ter uma linguagem de negócios, não é razoavelmente fácil (intermediário)
  • Bastante cases para entender
  • Tema extremamente importante

Pontos Negativos

  • Linguagem de negócios pode ser um desafio para quem nunca leu relacionados
  • Alguns gráficos são um pouco confuso visualmente

Conclusão

Eu gostei muito desse livro e está entre os meus preferidos!

A leitura não é das mais gostosas, mas é muitíssimo interessante por causa da importância do tema.

Nos diferentes mercados o que mais existe é empresas fazendo “mais do mesmo”: acham que possuem um diferencial, mas na grande maioria das vezes os valores oferecidos são iguais os dos concorrentes.

Ou seja, os consumidores vêem essas empresas de forma igual. Então entra naquela disputa de aumentar o valor (aumentando os custos), ou entregar o mesmo valor por um preço baixo (também diminuindo a margem de lucro).

Recomendo fortemente para qualquer pessoa que tem ou queira ter um negócio (qualquer que seja). É a base estratégica que está no centro do negócio e pode ser determinante para prosperar e crescer.

Claro que na prática geralmente não é tão fácil, mas ficar disputando de igual para igual com todo mundo também não é…

 

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Forte abraço!
Fábio