O Poder do Hábito – Resumo + Dicas + Review

Os hábitos são muito importantes no nosso cotidiano e, consequentemente, em nossos resultados.

Nesse vídeo, eu vou te dar as melhores dicas do best-seller do New York Times, O Poder do Hábito – Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios, do Charles Duhigg. Assista abaixo:

Livro O Poder do Hábito na Amazon (link afiliado)

Resumo do Livro

1. Os hábitos dos indivíduos

O autor começa a introduzir o assunto e explica como os hábitos funcionam, com base em vários experimentos científicos e histórias reais.

De uma forma simplificada, um hábito é formado por três passos:

  • Deixa
  • Rotina
  • Recompensa

poder-do-habito-deixa-rotina-recompensa
Nesse exemplo a Deixa é ver o cigarro. Em seguida, a Rotina é o ato de fumar propriamente dito. E por último a Recompensa, que é a satisfação.

E ainda tem um quarto elemento que é o anseio: com a consolidação de um hábito, quando acontecer a deixa, o seu cérebro já começa a ansiar antecipadamente pela recompensa.

2. Os hábitos de organizações bem-sucedidas

Da mesma forma que indivíduos possuem hábitos, empresas são formados por pessoas, logo, os processos realizados dentro das empresas são um conjunto de hábitos. E isso depende muito da cultura da empresa.

Nessa parte o autor conta casos reais de empresas que tinham um mal desempenho devido a hábitos organizacionais ruins.

A partir de certas mudanças, eles substituíram por hábitos positivos e benéficos. Como consequência, as organizações passaram a operar com muito mais eficiência, segurança, lucro e, também, com um ambiente positivo para se trabalhar.

Nessa parte, um dos conceitos mais importantes é o Hábito Angular.

De uma forma simples, é como se fosse um Hábito base, que acarreta a alteração de vários outros hábitos. Por exemplo, uma pessoa que incorpora o hábito de se exercitar, tende a mudar outros hábitos, como, se alimentar melhor, as vezes até ser mais organizado ou produzir melhor no trabalho.

3. Os hábitos de sociedade

Nessa última parte o autor conta sobre como os hábitos ocorrem na sociedade em pequenos grupos, que crescem em movimentos sociais de grande impacto.

E para ilustrar os conceitos, ele conta a história de como começou a revolução dos direitos civis dos negros nos EUA em 1955, que teve como principal imagem o Luther King.

E, por último, o Charles finaliza com algumas polêmicas sobre como certos hábitos podem se tornar automáticos e viciantes, como o apostadores de cassino.

E também dá algumas dicas finais de como você pode usar esses conceitos para mudar os próprios seus hábitos!

Dica de Ouro

A melhor dica do livro é o conceito da Regra de Ouro:

Se você manter a mesma Deixa e a mesma Recompensa, você consegue trocar mais facilmente a Rotina.

Então o primeiro passo é tomar consciência daquele hábito e querer verdadeiramente mudá-lo.

Em seguida, você identifica quais são os passos: a Deixa, a Rotina e a Recompensa.

E, por último, você substitui aquela Rotina por outra positiva, ao invés de negativo.

Pontos positivos

  • O principal ponto forte é o tema e conceitos bastante importantes (porque, independente da sua área, a nossa vida e nossos resultados são em boa parte resultado de nossos hábitos, tanto positivos, quanto negativos)
  • Outro ponto positivo são os cases que ele dá. Isso te mostra que aqueles conceitos são reais, são aplicáveis na sociedade e te dá alguns insights de como você pode usar na sua vida

Pontos negativos

  • Bastante histórias. O livro inteiro é baseado em histórias. Ele não simplesmente explica o conceito, ele exemplifica através de histórias o tempo todo. Como eu disse anteriormente, isso tem um lado positivo, mas para algumas pessoas pode ser cansativo, ou considerado enrolação.

Conclusão

A minha conclusão é bastante positiva. Eu gostei bastante do livro porque acredito ser um tema bastante importante.

Nosso dia é composto por muitos hábitos, e eles, tanto os positivos, quanto os negativos, vão ter um impacto gigante nos nossos destinos.

Claro que você não vai mudar todos os seus hábitos de uma vez, porque são bem enraizados em nosso comportamento e leva esforço e tempo.

Porém, eu acredito que compreender o nosso comportamento, e como podemos mudá-lo, tem um grande potencial de mudar as nossas vidas no longo prazo!

Portanto, recomendo para todas as pessoas que tem interesse em comportamento humano e hábitos, qualquer que seja a aplicação!

 
Compartilhe a sua opinião aqui em baixo com a gente! E também se inscreva no meu e-mail para receber minhas novidades em primeira mão e conteúdos exclusivos! 😉

Abraço,
Fábio