Produtividade Zen? 10 Dicas e Review do Zen To Done

Nesse vídeo eu dou 10 dicas práticas para você ser mais produtivo sem se sobrecarregar.

Também dou o meu review sobre o livro Zen to Done, escrito pelo Leo Babauta. Se você não conhece, ele é o autor do blog Zen Habits, que é um blog super famoso e que já foi nomeado como um dos mais populares.

O autor usa como base os conceitos dos melhores especialistas em produtividade, como o livro A Arte de Fazer Acontecer e o 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, e então ele adicionou outros conceitos e condensou tudo isso de forma extremamente simples e aplicável. Assista abaixo:

Livro Zen To Done na Amazon (link afiliado)

Resumo

Segundo o autor, esse livro foi escrito para aquelas pessoas que querem ter uma vida organizada e querem realmente executar as suas tarefas.

O Zen To Done, ou ZTD, é um sistema simples, porém, poderoso para te ajudar a desenvolver hábitos que deixam a sua vida mais organizada e mais produtiva. Foi feito para que você consiga produzir mais, com menos estresse e sem se sobrecarregar.

O ZTD é dividido em 10 hábitos, que ele entra em detalhe em cada capítulo do livro:

1. Hábito de coletar

Sempre carregue um bloco de notas, ou app no celular, para você capturar na hora todas as suas ideias e pendências.

Tire as coisas da sua cabeça, sem que você esqueça. Quanto mais simples a ferramenta, melhor.

2. Hábito de Processar

Processe as suas caixas de entrada, seja e-mail, cartas, etc, de uma só vez e com decisões rápidas.

Não deixa empilhar, porque isso é procrastinar.Tome uma das seguintes ações: faça (se demorar menos que 2 minutos), delete, arquive, delegue, ou coloque na sua lista de afazeres ou calendário.

3. Hábito de Planejar

Toda semana planeje quais são os seus afazeres mais importantes daquela semana. Agende e as programe primeiramente (afinal, elas são as mais importantes. Caso contrário, não sobrará tempo para essas tarefas).

E todo dia também planeje de 1 a 3 das suas Tarefas Mais Importantes para aquele dia.

4. Hábito de Fazer

Faça uma task de cada vez, sem distrações.

Esse é um dos hábitos mais importantes. Feche todas as janelas, celular e coisas que possam te distrair.. E não tente ser multi-tarefa!

5. Hábito do Sistema Simples de Confiança

Mantenha listas simples, que você checa diariamente. Você pode organizar por contextos da forma que você preferir, como trabalho, casa, etc.

6. Hábito de Organizar

Cada coisa tem o seu lugar e lá que ela deve ficar. Não procrastine quando ver algo fora do lugar e coloque onde aquilo pertence.

7. Hábito de Revisar

Revise as suas metas todas as semanas. Reveja quais são as suas metais anuais e veja como foi o seu progresso nas pequenas metas da semana anterior. E quais passos e metas tomará na próxima semana.

8. Hábito de Simplificar

Diminua as suas metas e tarefas ao essencial.

Ele pede para você rever todas as suas metas e eliminar o que não é realmente importante, ou seja, o que não é essencial para as suas metas maiores.

9. Hábito da Rotina

Estruture o seu dia em blocos para ter mais organização e produtividade.

10. Hábito de Achar a sua Paixão

Procure trabalhar com o que você é apaixonado.

Esse é o passo mais importante, porque se você realmente gosta daquilo, você tende a não procrastinar!

Pontos Positivos do Livro

  • Super simples de ler e de entender
  • Conceitos claros e eficazes

Pontos Negativos

  • A extrema simplicidade pode ser vista como “muito raso” por algumas pessoas (não pra mim)
  • Ele fala muito sobre o método GTD, o que é chato pra quem não leu (como eu), e também pode afetar um pouco a credibilidade

Conclusão

A minha conclusão é bem positiva.. Pessoalmente, eu gostei bastante!

Não recomendo para quem acha que o livro tem que ser profundo e longo, porque, nesse caso, você certamente vai se frustrar.

Caso contrário, eu recomendo e acho que vale muito a pena! Aqui vale dizer que eu nunca tinha lido outro livro de produtividade antes. Mas acredito que seja bastante válido para aquelas pessoas que leram, mas que não Implementaram tudo, porque a intenção dele é justamente essa:

Ele diz que as pessoas complicam muito e isso as sobrecarregam. Então ele simplifica ao máximo para não sobrecarregar e ser realmente prático e eficiente.

Ou seja, ele faz o que ele ensina:

Simplifique a sua vida e foque no essencial.

Gostou? O que achou? Compartilhe a sua opinião, ela é muito importante para a gente! 🙂
Também lembre de se inscrever na newsletter para receber as minha novidades em primeira mão!

Abraço,
Fábio