A Via Expressa dos Milionário – Review e Dicas

– Acesse o Livro A Via Expressa dos Milionários
(por favor, note que se você realizar uma compra, eu recebo uma comissão. O valor é o mesmo.. agradeço pelo apoio ao meu trabalho! 🙂 )

Calma, apesar do título, não é sobre nenhum esquema charlatão de ganhar dinheiro da noite para o dia. Muito pelo contrário e você já ver porquê.

Esse livro é um best-seller internacional, escrito por um multi-milionário norte americano, o MJ DeMarco.. e trazido para o Brasil pelo empreendedor Marcus Lucas.

É interessante notar que ele já era um multimilionário antes de escrever esse livro. Ele não ficou rico escrevendo sobre como ficar rico, como muitos fazem.

Outra coisa é que ele já não era rico.. Muito pelo contrário, ele se fez milionário, então ele sabe do que está falando.

Já o empreendedor que trouxe para o Brasil é o Marcus Lucas. Se você não conhece, recomendo que dê uma olhada. Ele mora na Tailândia e conduz os negócios pela internet e viaja pelo mundo.

Resumo

O autor explica que existem 3 caminhos para a prosperidade: A Calçada, a Via Lenta e a Via Expressa.

A Calçada

As pessoas que trilham pela calçada são aquelas que não tem realmente nenhum plano financeiro.

Essas pessoas estão destinadas a serem pobres (e não só de dinheiro, como de tempo e saúde também). E o interessante é que a pessoa pode ganhar muito dinheiro e ser um “navegante da calçada”.

Por exemplo, você já deve ter ouvido a história de um jogador de futebol rico que de repente faliu. A questão é que essas pessoas sempre gastam tudo o que têm e sempre estão em dívidas.

A Via Lenta

Aqui é onde estão a maioria das pessoas. Ela é uma evolução da Calçada e é definida pelo médio e pelo medíocre.

São pessoas que seguem aquele padrão de “se formar e arrumar um bom trabalho”.

Ao contrário da Calçada essas pessoas já possuem um plano financeiro que consiste em guardar um pouco do salário mês a mês, para que depois de 40 anos elas consigam gerar riqueza com seus investimentos (meta de 1 milhão, por exemplo).

O problema da via lenta é que as pessoas só conseguem gerar riqueza depois de 40 anos quando elas já estão velhas e já não tem mais energia para aproveitar (e isso se realmente conseguirem guardar e investir).

A Via Expressa

É composta por produtores, empreendedores, inovadores, inventores, visionários, criadores. Enfim, são pessoas que Produzem, ao invés de apenas Consumir.

Ao contrário da Via Lenta, a forma de gerar riqueza não é através da renda mensal do trabalho e dos rendimentos pequenos desse dinheiro.

A forma de gerar riqueza é através dos lucros + valores patrimoniais.

É claro que isso não acontece da noite para o dia e não é fácil.. Ele deixa isso bem claro no livro. Só que após alguns poucos anos (5 anos, por exemplo) a pessoa pode gerar aquela mesma riqueza que a pessoa da Via lenta demora 40 anos!

Dica de Ouro

A melhor dica do livro é a seguinte:

Quanto mais valor você gerar, mais você vai prosperar.

Esse valor pode ser em escala ou em magnitude. 

Por exemplo, Angry Birds ganhava pouco em magnitude (lucro por unidade), mas muito em escala (quantidade unitária). Já no mercado de venda de imóveis de luxo, você não tem escala, mas basta algumas poucas vendas para gerar uma grande receita (magnitude).

Outra dica extra é que não basta ter um negócio. O seu negócio tem que ter certo requisitos que garantam essa escala ou magnitude. Que é o que ele chama de Alavancagem Controlada e Ilimitada.

Ao contrário da Via lenta, aqui você não tem um topo máximo da sua renda. A sua alavancagem é praticamente ilimitada.. E também você tem controle sobre ela.

Então você precisa de um negócio que te dê esse controle e essa escala

*Veja os pontos positivos, pontos negativos e as minhas conclusões finais no vídeo 🙂

Espero que você tenha gostado de todas as dicas e do review!

Caso tenha interesse em adquirir o livro, acesse aqui: A Via Expressa dos Milionários

Grande abraço!
Fábio Escanfella